sexta-feira, 20 de novembro de 2020

CEAN conquista a 13º Bandeira verde das ECO ESCOLAS e o 1º lugar no desafio “Aves da minha escola”

 


O Centro Educativo Alice Nabeiro no âmbito do programa nacional eco escolas foi agraciado com a Bandeira Verde 2019/2020. A cerimónia que estava prevista para o Meo Arena em Lisboa no início de Novembro, foi alterada para formato online no dia 13 e Novembro, na qual o CEAN foi uma das escolas destacadas com a apresentação de um vídeo sobre o trabalho realizado ao longo do ano educativo anterior.

Este galardão é renovável anualmente mediante evidências de aplicação dos 7 passos de implementação no ano educativo. Auditorias internas e externas ao CEAN, plano de ação desenhado para combater os pontos fracos e reforçar os pontos fortes, trabalhar curricularmente ou por projetos de oficinas e clubes dos temas do ano, monitorizar e avaliar a concretização do plano e participar ativamente na rede de desafios anuais são algumas das exigentes metas do programa.

Resíduos, água, energia, alterações climáticas, sustentabilidade, mobilidade, alimentação saudável, hortas biológicas, biodiversidade, Geodiversidade, floresta e mar são os temas anuais a trabalhar seguindo uma metodologia inspirada nos princípios da agenda 21 local.

O CEAN participa no programa eco escolas desde 2008 ininterruptamente contando com um total de 13 Bandeiras verdes. Este ano particularmente especial na sua implementação, o CEAN foi agraciado com o 1º lugar no desafio lançado pela SPEA (Sociedade Portuguesa para o estudo das aves) denominado “Aves da minha escola”. O trabalho desenvolvido só foi possível graças ao envolvimento dos nossos conselheiros Eco escolas. O GEDA na qualidade de associação de defesa do ambiente, o município de Campo Maior e as famílias que tiveram um papel fundamental, uma vez que uma grande parte do trabalho foi realizado em tempo de pandemia e isolamento social. 

Deixamos uma palavra de agradecimento a todos os nossos conselheiros eco escolas que tornam possível um verdadeiro trabalho de parceria e partilhar, às famílias dos nossos alunos que acreditam nas nossas iniciativas e as acarinham, a toda a equipa técnica do CEAN que contribui para a implementação de medidas de eficiência ecológica e que se desafia na concretização de projetos criativos e inovadores e claro a ultima palavra vai para as centenas de alunos que participaram ao longo destes 13 anos neste magnifico testemunho de cidadania participativa e promotora de sustentabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vamos votar no Rodrigo

  O CEAN participou no concurso "Leitura em Voz Alta" da Ajudaris com o Rodrigo Coré do 4ºano. Para ajudarmos o Rodrigo a vencer e...