O
Coração Delta manifesta o seu reconhecimento a todos os parceiros,
especialmente ao município de Vila Nova de Famalicão e ao município de Óbidos e
ainda aos nossos parceiros locais, com destaque para o Instituto Politécnico de
Portalegre e as oficinas e ateliers criativos do grupo Nabeiro Delta Cafés. Três prémios internacionais em 2020 para este afilhado que
temos feito crescer em Portugal é um enorme orgulho. Óbidos, Vila Nova de
Famalicão e Campo Maior são os três padrinhos que dão o seu melhor para propor
as melhores práticas educativas aos seus alunos. Inovar, criar, sonhar e
mobilizar. No CEAN acreditamos no poder transformador dos nossos alunos.
Procuramos sempre bons ventos para transportar as suas ideias.
O
MyMachine recebeu hoje mais um prémio, no encerramento da conferência online
“HundrED Innovation Summit”, que decorreu entre os dias 4 e 6 de Novembro.
Saku
Tuominen, fundador da HundrED designou o MyMachine para o prémio “Melhor
Inovação em Educação do Mundo 2020”. Segundo o fundador, este prémio traduz o
trabalho que o MyMachine tem desenvolvido para promover a imaginação e
criatividade no centro da aprendizagem.
Após
ter recebido esta semana dois prémios, “20 Best ion tyhe World in Foresting
Creativity” e “Brighest Innovatios in Education from Around the World”, este
terceiro prémio, entregue ao co-fundador do MyMachine, Piet Grymonprez
traduz-se num grande reconhecimento mundial do impacto do MyMachine na promoção
da inovação na educação que em Portugal possui três polos de disseminação; Óbidos,
Campo Maior e Vila Nova de Famalicão.
O Projeto MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da
Universidade de Howest e está implementado em diversos países (Bélgica, França,
Eslovénia, Eslováquia, Portugal, África do Sul, e Oklahoma). A ideia base dos
fundadores do projeto é simples: trabalhar a criatividade e a inovação na
educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto
onde se inserem, pensar o território, definir claramente um problema ou
necessidade que identifiquem e depois dar-lhes ferramentas para que possam
resolver esse problema/necessidade.
É um projeto singular porque envolve alunos desde o ensino
básico ao ensino universitário, permitindo que as crianças concretizem as
suas ideias através da construção das suas “máquinas”. Estas são pensadas
na fase da “Ideia” para resolverem problemas do Mundo, recorrendo à
criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar o mundo,
juntando-lhe depois o conhecimento e a capacidade tecnológica de instituições
de ensino superior e empresas de base tecnológica.
Em Portugal, Óbidos foi a primeira região a desenvolver o
projecto, através do Parque Tecnológico de Óbidos, do Município de Óbidos,
do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, da Escola Superior de Artes de
Design de Caldas da Rainha e do CENFIM – Núcleo Caldas da Rainha. Neste
momento, o projeto também está a funcionar em Vila Nova de Famalicão e em Campo
Maior.
A metodologia é igualmente simples e divide-se em 3 etapas:
ideia, design e construção do protótipo:
1.
Ideia
•
Apresentação do projeto aos alunos do 1º CEB;
• Conceção das várias máquinas e seleção da ideia/turma;
• Visita dos alunos da ESAD aos Complexos Escolares para transformar a ideia
selecionada no esboço da máquina;
2.
Design
•
Criação do esboço técnico pela ESAD;
• Visita dos alunos do 1º CEB à ESAD (acompanhar o esboço da máquina e
conhecer a ESAD);
• Reunião intermédia de discussão dos esboços das máquinas entre os alunos da
ESAD, CENFIM, oficinas municipais e outros parceiros;
• Definição dos materiais para construção das máquinas;
3.
Construção
•
Entrega do desenho técnico pelos alunos do 1º CEB e ESAD ao CENFIM/Oficinas e
outros parceiros;
• Visita dos alunos do 1º CEB e ESAD ao CENFIM para acompanharem o processo de
construção;
Para
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