segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Semana da Música e das Fortificações

Esta semana foi dedicada à Oficina da Música e a conhecer o nosso castelo.

“Através de uma canção da Luísa Sobral “Computador” e de um poema de outra Luísa, Luísa Ducla Soares, parámos para pensar! Refletimos sobre as nossas ações e comportamentos ligados à tecnologia e percebemos que há coisas melhores para fazer do que passar mil horas sem fim nos computadores e nos telemóveis. A visita à nossa fortificação foi um exemplo! Adorámos! Aprendemos mais sobre a história de Campo Maior e percebemos a sua importância. Antigamente o mais importante na vida das pessoas era não passarem fome, valorizavam o trabalho, a união e os valores. Com espírito de união construímos um videoclipe tendo por base a música “Computador”, todos os grupos do CEAN deram o seu contributo.”

Os mais pequeninos também gostaram muito da semana.

“Nesta semana divertimo-nos muito a escrever o RAP porque nunca tínhamos feito. Também gostámos de fazer o vídeo para a canção do computador porque construímos um cavalo de cartão muito engraçado!

               Nos dias que fomos ao insuflável divertimo-nos muito porque nós gostamos de água! Também adoramos dançar e ver vídeos na nossa sala.

               Divertimo-nos muito!!”

Para além da música, ao longo da semana, as nossas crianças fizeram uma visita ao Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior (CIFA). Para fechar a semana de visitas fomos recebidos pelo presidente do município.

 "Os alunos do CEAN criaram ao longo do Projeto "Gentes d'aqui" 4 maquetes que representam a ocupação humana do nosso concelho: povoado de Santa Vitória, a ocupação romana, os castelos de Campo Maior e Ouguela e a nossa fortificação abaluartada são retratados neste trabalho que agora foi oferecido ao CIFA. Na visita foi oferecida uma bala de canhão que foi encontrada na zona da fonte nova e que estava à guarda do CEAN. Remonta ao período da Guerra das Laranjas na qual Campo Maior resistiu com bravura às investidas das tropas Espanholas.”

(texto realizado pelas crianças do CEAN)













1 comentário:

Vamos votar no Rodrigo

  O CEAN participou no concurso "Leitura em Voz Alta" da Ajudaris com o Rodrigo Coré do 4ºano. Para ajudarmos o Rodrigo a vencer e...